terça-feira, 3 de janeiro de 2012

teses e artigos

Os campos da Preservação Audiovisual e da História do Cinema devem andar juntos, pois seus conhecimentos são definitivamente complementares. Além de minha atuação em arquivos de filmes e cinematecas, desenvolvo pesquisas sobre História do Cinema Brasileiro, podendo dar meu depoimento sobre como essas diferentes experiências são mutuamente benéficas.

Em 2011, conclui minha tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), cuja elaboração demandou pesquisas em arquivos e acervos os mais diversos, no Brasil e no exterior. A tese tem um recorte histórico que aborda um dos períodos menos estudados da história do cinema brasileiro, que é, além da era do cinema silencioso, as duas primeiras décadas após a chegada do som (anos 1930 e 1940). Para quem quiser ter acesso, finalmente o texto da tese foi disponibilizado no site da universidade para acesso gratuito (link abaixo).

Posteriormente, reformulei um capítulo desta tese sob a forma de um artigo que aborda como a chanchada foi definida e redifinida como um gênero cinematográfico nacional, ao longo de um processo histórico no qual críticos, historiadores e conservadores de filmes, tiveram um papel fundamental. O artigo foi publicado na revista Contracampo, do PPGCOM da UFF (link abaixo).

Por fim, após ser orientador do aluno de graduação em Cinema da UFF Rodrigo Torres em seu trabalho de conclusão de curso, escrevemos juntos um artigo baseado em sua monografia sobre um assunto recorrente neste blog: a digitalização das salas de cinema no Rio de Janeiro. O artigo foi publicado na última edição da revista Cambiassú, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (link abaixo).

Boa leitura.


CARNAVAL, MISTÉRIO E GANGSTERS: O filme policial no Brasil (1915-1951)

Resumo:

Esta tese faz uso do conceito de “gênero cinematográfico” recusando o viés textualista, essencialista, a-histórico e transcultural da crítica genérica tradicional, mas optando por compreender os gêneros como categorias discursivas determinadas social e historicamente e resultantes de um contexto cultural específico.

Abordando o gênero em relação ao cinema nacional, a metodologia empreendida valoriza a recepção para a compreensão do gênero, investigando os diferentes discursos associados à circulação tanto de filmes brasileiros quanto estrangeiros no Brasil e colocando em relevo os processos de redefinição dos gêneros, como ilustrado através da análise específica da chanchada.

Tendo como principal objeto de estudo o filme policial no cinema do Brasil, a tese destaca o caráter polissêmico e variável do termo, assim como a contínua presença de termos genéricos concorrentes. Desse modo, a investigação sobre o filme policial no Brasil entre 1915 e 1951 abarca dos seriados do cinema silencioso aos “films de gangsters” e “films de underworld” do início do sonoro; da voga do gênero policial na literatura e no rádio-teatro brasileiros até a emergência de dramas de suspense e policiais semi-documentários – exemplares do hoje chamado cinema noir – no contexto de realismo do cinema do pós-guerra.

Palavras-chave: gênero cinematográfico; cinema brasileiro; filme policial; chanchada; rádio brasileiro.


DESCASCANDO O ABACAXI CARNAVALESCO DA CHANCHADA: A invenção de um gênero cinematográfico nacional.

Resumo:

Compreendo os gêneros cinematográficos como categorias discursivas, este artigo analisa o complexo processo de “generificação” da chanchada que conferiu a um conjunto de filmes anteriormente desprezados e alinhados ao gênero carnavalesco, o estatuto de gênero autenticamente nacional.

Palavras-chave: cinema brasileiro; gênero cinematográfico; chanchada.


A conversão para a projeção cinematográfica digital: Estudo de caso de três cinemas do Rio de Janeiro

De Rafael de Luna Freire e Rodrigo Rodrigues Torres

Resumo:

Este artigo discute o processo de conversão tecnológica da exibição cinematográfica em película 35 mm para digital analisando os interessas dos setores de produção, distribuição e exibição. Compreendendo as particularidades desse processo no Brasil, são tomados como exemplos das diferentes formas que a conversão tem ocorrido três cinemas localizados em diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Cinema digital; Exibição; Salas de cinema; 3-D; Rio de Janeiro.

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